Barbacena realiza 13ª Conferência Municipal de Saúde


Aconteceu neste sábado (28/05), a 13ª Conferência Municipal de Saúde. O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME) e se estendeu durante todo o dia. Pela manhã uma série de palestras marcou o inicio dos trabalhos da conferência.

O atual superintende regional de saúde de Barbacena, Renato Soares Reis, palestrou sobre o tema: “Em defesa do SUS e da Vida”. Renato é graduado em enfermagem, com diversas especializações na área da gestão.

Em seguida foi trabalhado o tema: Educação em saúde para a população e Educação Continuada para os trabalhadores em saúde. A palestra foi ministrada por Edmundo Flores, psicólogo com mestrado em saúde pública pela UFMG, além de ser servidor da Secretaria Estadual da Saúde.   

O infectologista do município, o médico Herberth José Fernandes, ministrou a palestra com o tema “O SUS pós-pandemia: o que fazer?”. Em sua explanação, além de falar de temas como a Covid-19, também falou de ações e políticas públicas para doenças sexualmente transmissíveis.

Encerrando a manhã, foi trabalhado o tema: As práticas integrativas e a humanização, que foi ministrada pela enfermeira Gélza Matos Nunes, que tem formação e experiência internacional. No início da palestra foi feito um trabalho de relaxamento com o público participante.

Ainda durante a conferência, foi lido e aprovado por unanimidade dos presentes a minuta do Regimento da Conferência.

No período da tarde houve o grupo dos debates, apresentação de propostas e a escolha para os novos conselheiros.


Busca de Notícias