Prefeitura inaugura Farmácia de Alto Custo do município


A Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB) inaugurou na manhã de hoje (06/06) o ponto de apoio municipal para dispensação dos medicamentos de alto custo, também conhecido como farmácia de Alto Custo. O ponto funcionará nas dependências do Centro de Especialidades Multidisciplinar (CEM), no horário de 07h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Esses medicamentos são ofertados pela Secretária de Estado de Saúde e Ministério da Saúde e a descentralização da sua dispensação pelo município tem o objetivo de facilitar o acesso da população a esse tipo de medicamento que são essenciais para os 2.500 pacientes cadastrados, mas que tem valores elevados.

Desde 2018 a Farmácia estava localizada na Superintendência Regional de Saúde de Barbacena, local de difícil acesso. Em novembro de 2021, a Secretaria de Saúde de Barbacena informou ao Estados de Minas do interesse na política de descentralização e seguiu trabalhando ao longo desses seis meses para estruturar o local com mobiliário, computadores, impressora, insumos e internet compatível para atender a demanda.

“A farmácia dará mais oportunidade para as pessoas virem aqui próximo as suas residências e buscar os seus remédios. São mais de 130 medicamentos que a secretária de saúde vai distribuir aqui no CEM para as pessoas que necessitam”, destacou o secretario de Saúde, Arinos Brasil.

O prefeito Carlos Du, também ressaltou o fato de a população já estar acostumada a ir ao CEM buscar atendimento e o local estar em área central. “Para nós é uma alegria muito grande e uma demanda da época de vereador ainda, quando a farmácia de Alto Custo foi para a Sericícola, até aproveitar e agradecer o Estado que assumiu esse trabalho e a distribuição desse medicamento lá à época, mas o problema que gerou lá era a distância. Eu lembro de usuários do SUS reclamando na Câmara de que tinha que pegar três ônibus para buscar a medicação”, finalizou.


Busca de Notícias