Prazo para alistamento militar vai até o dia 30 de junho


Jovens residentes em Barbacena, do sexo masculino e que irão completar 18 anos já podem se alistar. O alistamento é realizado de forma presencial na 21ª Junta de Serviço Militar, localizada na Rua Theobaldo Tolendal, 55A, Centro ou pela internet através do site www.alistamento.eb.mil.br para que possa estar em dia com suas obrigações militares.

O documento militar é obrigatório por lei (L4375 de 17 agosto de 1964), sendo exigido em muitos casos, como em efetivação de emprego, obtenção de passaporte, matriculas em escolas/universidades, obtenção de título de eleitor, entre outros.

O cidadão ao alistar-se dentro do prazo (janeiro/junho) irá a Comissão de Seleção no mesmo ano do seu alistamento. Ao alistar-se fora do prazo (julho/dezembro) irá a Comissão de Seleção do ano seguinte e ainda haverá uma multa.

Os jovens em idade de prestação do Serviço Militar Obrigatório, que apresentarem problemas de saúde (física/intelectual), devem comparecer a 21ª Junta de Serviço Militar, com atestado/declaração do médico responsável e com CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças), juntamente com a documentação necessária. Nestes casos, será solicitado a Isenção do serviço militar.

Os estudantes universitários que estiverem cursando Medicina, Farmácia, Odontologia e Medicina Veterinária, poderão pedir adiamento de Incorporação até o término do curso, ocasião em que se apresentarão para uma Comissão de Seleção Especial de MFDV. Para tanto deverão estar alistados e pedir o adiamento na época oportuna, ou seja, de 01 de janeiro a 30 de junho do ano de alistamento.

Lembrando que aqueles aptos a prestação do serviço militar obrigatório terá sua incorporação no ano seguinte ao seu alistamento.

Em Barbacena, o cidadão participará da seleção na seguinte Organização Militar (OM): a Escola Preparatória de Cadetes do Ar – EPCAR.

O Prazo vai até o dia 30 de junho.


Busca de Notícias