PEP e PREP: saiba como proceder em possível contato com o HIV


Muitas pessoas tem diversas dúvidas em relação a possível exposição ao HIV/Aids. Existem estratégias que podem ser adotadas em relação sexual sem proteção ou mesmo um acidente com algum corte de objeto perfurante.   

Uma dessas estratégias é a Profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP). Trata-se de uma medicação para evitar a contaminação após um possível contato com HIV. Essa medicação pode ser tomada até 72h após a exposição ou acidente.

O médico infectologista, Herbert Fernandes, ressalta que essa medicação é gratuita e disponível pelo SUS.

'Está disponível em horário comercial no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no Centro de Especialidades Multidisciplinar (CEM) de 08h às 17h. No período noturno, feriado ou final de semana a população pode procurar essa medicação no Pronto Atendimento da Santa Casa', ressaltou o médico que lembrou ainda que se trata de uma emergência infectológica. 

PREP

Desde o ano passado, está incorporado no SUS de Barbacena a Profilaxia Pré-Exposição (PREP), que é aplicada em casos quando a pessoa já sabe que terá uma relação desprotegida, ou seja, uma situação de exposição, e dessa maneira ela poderá fazer uso de uma medicação que evitará adquirir o HIV.


Busca de Notícias