SESAP disponibiliza vacina da Meningocócica C (Conjugada) para crianças e trabalhadores da saúde


A Secretaria Municipal de Saúde (SESAP) passou a disponibilizar nesta semana a vacina meningocócica C (Conjugada) na rede pública de saúde. A população pode procurar esse imunizante nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O Programa Nacional de Imunizações (PNI) estendeu de forma temporária a oferta desta vacina até fevereiro de 2023.

Podem se vacinar profissionais de saúde e crianças ainda não vacinadas de até 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade, que ainda não foram vacinadas com a vacina meningocócica C (Conjugada). A vacina já faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, no esquema primário de duas doses, aos três e cinco meses de vida. Há ainda uma dose reforço com 12 meses de vida.

Apesar da faixa etária em maior risco de adoecimento ser a de crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade.

A recomendação da vacinação dos trabalhadores da saúde contra o sorogrupo C, com esquema de uma dose, leva em consideração a gravidade e a letalidade da doença, independentemente da idade.


Busca de Notícias