Saiba a importância dos Testes Rápidos para HIV


Os testes rápidos é uma forma importante para prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Os testes tem esse nome já que o resultado sai em média de 10 minutos após a realização do teste.

O médico Herbert Fernandes explica que esse teste é semelhante aos exames de glicose. “rapidamente nós conseguimos ter o diagnóstico de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Os testes são gratuitos e estão na rede SUS, em todas as Unidades Básicas de Saúde e também no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que fica localizado no CEM”, explicou o médico.

Herbert Fernandes explica ainda que para ter relação sexual segura, o mais importante é saber o que a própria pessoa tem. “Muitas das vezes as doenças são silenciosas e não há sintomas. Então a melhor forma de estar seguro é pelo menos, todas as pessoas que tem vida sexual ativa, pelo menos uma vez ao ano faça testagem. A testagem é rápida, segura e sigilosa”, ressaltou.

Por fim, o médico explicou que é importante que se faça testagem com a frequência que se faz exames de sangue, para que haja ciência da saúde sexual.


Busca de Notícias