SEDEC realiza atividades de avaliação nutricional


O quadro técnico de nutricionistas da Secretaria de Educação iniciou neste ano as atividades de avaliação nutricional nos alunos da rede municipal de educação. A ação estava prevista no plano anual de trabalho.

Já foram avaliados 1633 alunos nas seguintes escolas: José Felipe Sad, Embaixador Martim Francisco-CAIC, Coronel José Máximo, Higino José Ferreira, Benedito José Câmpara, Crispim de Paula Nésio e Crispim Bias Fortes. Todas as demais escolas da rede também serão avaliadas.

O trabalho consiste em realizar o diagnóstico e o acompanhamento do estado nutricional, além de propor e realizar ações de educação alimentar e nutricional para a comunidade escolar. Para isso serão planejadas atividades com conteúdo de alimentação e nutrição, que são atribuições obrigatórias do nutricionista no âmbito do programa de alimentação escolar.

            Durante as avaliações são aferidos peso e altura. Após a coleta de dados, o quadro técnico realiza os cálculos do Índice de Massa Corporal (IMC) e classifica crianças e adolescentes de acordo com a faixa etária nas curvas de crescimento e tabelas de referência da Organização Mundial da Saúde (OMS).

            Após traçar o perfil de cada aluno, os casos extremos (Obesidade e Baixo Peso) são encaminhados ao Serviço de Proteção ao Educando (SEPROED) para atendimento individualizado, junto dos pais e/ou responsáveis. Para os demais alunos será realizado um trabalho de educação nutricional, com palestras para os pais e dinâmicas com os alunos.

            A atividade de Educação Nutricional começou a ser realizada na Escola José Felipe Sad com os alunos do Maternal II e III, 1º e 2º período. A equipe realizou brincadeiras lúdicas e pedagógicas com as crianças, com o tema: “Descobrindo os alimentos por meio dos sentidos”. O objetivo foi promover o contato das crianças com as frutas, a fim de incentivar o consumo na alimentação da dentro das realidades familiares.


Busca de Notícias