Prefeitura instala redutor de velocidade no bairro Ipanema


A Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana (SETRAM) instalou um novo redutor de velocidade na Rua Joaquim Carvalho Campos, no bairro Ipanema. A ação aconteceu na quarta-feira (29/06).

O dispositivo foi instalado por se tratar de uma via com fluxo intenso de veículos e após estudos técnicos realizados pelo setor de Engenharia de Trânsito da SETRAM, onde foi constatado o excesso de velocidade praticado no local. O objetivo é assegurar um trânsito mais seguro neste trecho da via, reduzindo os riscos de acidentes e garantido a mobilidade urbana.

Os padrões e critérios para a instalação de ondulação transversal (lombada física) em vias públicas são estabelecidos pela Resolução n° 600 de 24 de maio de 2016 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), disciplinada pelo parágrafo único do art. 94 do Código de Trânsito Brasileiro.

Conforme ressalta a resolução, a ondulação transversal pode ser utilizada onde se necessita reduzir a velocidade de forma imperativa, nos casos de índice significativo ou risco potencial de acidentes e onde alternativas de engenharia de tráfego são ineficazes.


Busca de Notícias