Saúde mental recebe estudantes da UFF Campos do Goytacazes


A equipe de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena (Sesap) recebeu na última semana, aproximadamente 100 estudantes dos cursos de psicologia e serviço social da Universidade Federal Fluminense (UFF) da cidade de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro.

Os alunos visitaram o Museu da Loucura, um espaço que retrata um passado de excessos manicomiais. Posteriormente os estudantes conheceram o outro lado da saúde mental no município, uma realidade atual de políticas públicas de desospitalização e inclusão de CAPS, residências terapêuticas e o Centro de Convivência, que da dignidade a esses pacientes e realiza fortalecimento de vínculos. 

A responsável pelo Centro de Convivência, Luciana Pacheco, explica a importância da troca de conhecimento entre a academia e as políticas públicas aplicadas na prática. “É muito importante que eles conheçam Barbacena por um outro olhar, por uma outra perspectiva, de uma cidade que era vista como cidade dos loucos, que tinha mesmo muitos hospitais psiquiátricos, e hoje vem trabalhando substituindo esse cuidado de uma forma mais humana”, ressaltou.

A professora do curso de psicologia da UFF, Luana da Silveira conta que essa é a terceira vinda de grupos da UFF em Barbacena.  “A gente entende que é uma experiência importante para se conhecer, uma experiência inspiradora de uma cidade que foi referência de uma das piores experiencias do Brasil e no mundo do conhecimento do Holocausto Brasileiro, mas entendendo que o município assumiu a responsabilidade de fazer a desinstitucionalização”, pontuou.

As equipes da Rede de Atenção  Psicossocial, CAPS  , CAPS  AD , CAPS IJ, Centro de Convivência  e Cultura  também participaram de uma roda de conversa com moradores das Residências  Terapêuticas, técnicos e coordenadores  dos serviços.

 

 


Busca de Notícias