Prefeitura coloca faixa elevada de travessia para pedestres no Bom Pastor


A Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB), através da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (SETRAM) instalou uma faixa elevada de travessia de pedestres na Rua Padre Manoel Rodrigues, no bairro Bom Pastor.

A faixa foi implantada devido ao fluxo intenso de veículos e pedestres no local. Conforme ressalta a Resolução n° 738 de 06 de setembro de 2018 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que estabelece os padrões e critérios para instalação de passagem elevada, o objetivo é melhorar as condições de acessibilidade e trazer conforto e segurança na circulação e travessia de pedestres.

As faixas elevadas têm sido cada vez mais utilizadas e se assemelham às lombadas físicas, pois funcionam como um redutor físico de velocidade e contribuem para que os motoristas deem prioridade aos pedestres, além de ampliar a visibilidade dos pedestres durante a travessia.

Penalidade

Conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro, deixar de dar preferência de passagem a pedestre na faixa a ele destinada, constitui infração gravíssima, a multa é de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).   


Busca de Notícias