Programa Criança Feliz auxilia famílias na gestação e desenvolvimento da criança


Um dos programas do Governo Federal, aplicado no município pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) é o programa Criança Feliz (PCF). O programa é uma ferramenta para que as famílias com crianças de até seis anos de idade, ofereça meios para promover o seu desenvolvimento integral.

Além de tudo o PCF auxilia as gestantes para que possam se preparar para o nascimento e os cuidados perinatais. O foco principal é no fortalecimento dos vínculos da criança com sua família.

O programa e voltado para as Gestantes, crianças de até três anos e suas famílias, beneficiárias do CADÚNICO e para as crianças de até seis anos e suas famílias que são beneficiárias do BPC.

Para o processamento do serviço é necessário que siga três etapas. A primeira delas é a visita domiciliar às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Esta visita é feita pela equipe do Criança Feliz.

Posteriormente a família será atendida por um visitador, que realizará uma escuta qualificada, com levantamento dos dados pessoais, socioeconômicos e outros, para que haja uma compreensão da realidade social da família, para que assim, possa realizar as intervenções e os encaminhamentos pertinentes à demanda apresentada.

Por fim é identificada a necessidade de inserção no Programa e adesão da família, que será acompanhada e receberá as orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares, comunitário e estimular o desenvolvimento infantil.

Mais informações basta procurar os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) através dos endereços:

CRAS São Pedro: Praça José Serapio da Silva, 653 – Bairro São Pedro. Telefone: (32) 3339-2079

CRAS Nova Cidade: Rua São Paulo da Cruz, s/n - Bairro Ipanema. Telefone: (32) 3339-2025


Busca de Notícias