Prefeitura realizará campanhas de vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação


A Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB), através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAP), realizará a partir do dia 08/08, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, para atualização da caderneta de vacina de crianças e adolescentes. O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de cinco anos de idade e para a multivacinação, os menores de 15 anos.

A vacinação contra a poliomielite e a multivacinação têm como objetivo reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, assim como oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal do público-alvo para todas as vacinas recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), além de elevar as coberturas vacinais e homogeneidade e contribuir para a prevenção, controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis.

Todas as vacinas do calendário de crianças e adolescentes disponível pelo PNI estarão disponíveis nas 19 Unidades Básicas de Saúde do município. AS UBSs funcionam de 07h às 11h e de 13h às 17h. A Unidade Central de Vacinas também oferta todos os imunizantes do PNI com horário de funcionamento de 07h30 às 16h sem intervalo para almoço.

Para crianças de um ano a menores de cinco anos de idade com esquema básico de vacinas completo está indicado uma nova dose da vacina Vacina Oral contra Poliomielite (VOP).

Para crianças a partir de dois meses até menores de 15 anos a orientação é que procure a Unidade de Saúde mais próxima para verificação da situação vacinal e atualização das vacinas que forem necessárias.


Busca de Notícias