ATIVIDADE:Reunião com servidores da Assistência Social |
COORDENADOR DA AÇÃO:Andreia Firmo |
RELATOR:Andreia Firmo |
LOCAL DA EXECUÇÃO DA ATIVIDADE:Auditório do Conservatório de Música Villa Lobos |
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 42 |
DATA DA ATIVIDADE:10/12/19 |
PÚBLICO-ALVO:Servidores da Assistência Social |
PARCEIROS:Secretaria de Assistência Social |
OBJETIVO DA INTERVENÇÃO: - Apresentar PAC 2/Divulgação; - Articular parceria com servidores da Assistência Social – foco com CRAS |
INSTRUMENTOS UTILIZADOS: - Câmera; - PPT - Anotações; - Roteiro de avaliação da atividade; - Banners. |
RELATO: - A reunião foi aberta pelo Diretor de Programas Sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social, que ressaltou a importância da participação dos servidores e o papel dos mesmos como multiplicadores na divulgação das informações sobre o PAC II. Em seguida, passou a palavra para a Assistente Social Andreia Firmo, que conduziu a reunião, seguindo o material projetado (Power Point) para os presentes, que contém informações sobre: - A Identificação do projeto; Marco Regulatório; Intervenção Física (Localização das ETE’s; bairros; visão geral das localidades; sinalização de onde serão situados os interceptores principal e secundário e layout das ETE’s, tanto no Galego, quanto no Retiro das Rosas); Objetivos; Eixos e Macroações; Ações previstas para Dezembro e Janeiro; Papel dos servidores; Contato. O momento de apresentação das intervenções físicas foi conduzido pelo Engenheiro Daniel Salgarelo – SAS, que apresentou o conteúdo e permaneceu disponível para dialogar com os presentes, respondendo a perguntas e tirando dúvidas. Ao final, mais uma vez, a coordenadora abriu espaço para perguntas e para sugestões, solicitando que todos assinassem a lista de presenças e contribuíssem com o preenchimento do roteiro de avaliação desta atividade. Logo após, o grupo foi convidado a um lanche e foi encerrada a reunião. Quanto às avaliações da atividade - O Município de Barbacena possui dois CRAS e um CREAS. A expectativa era da presença de, no mínimo, um servidor de cada um dos equipamentos, representando as suas coordenações e os seus funcionários. Das 43 pessoas presentes, 26 devolveram as avaliações da reunião, sendo que para os três blocos de perguntas o resultado obtido foi:
- 14 avaliam que a atividade foi excelente; 08 avaliam que foi ótima e 04 avaliam que foi boa. - Quanto ao que deve ser melhorado, o item acessibilidade foi o mais marcado, seguido de divulgação. Quanto à acessibilidade, o local escolhido – auditório do Conservatório de Música Villa Lobos - foi o mais próximo da Secretaria de Assistência Social. Tanto na entrada da Secretaria, quanto para acesso ao auditório há escadas, o que, realmente, dificulta o acesso de pessoas com deficiência física, por exemplo, e isto diz respeito também ao público atendido diariamente naquela Secretaria. Quanto à divulgação, a justificativa registrada por um dos presentes é que deveriam ter sido convidadas as escolas e faculdades, entretanto, este não era o público-alvo desta reunião, o que pode não ter ficado claro para todos. A divulgação desta reunião foi feita somente para os servidores da Assistência Social, que compareceu dentro das expectativas da coordenação. - No que diz respeito à compatibilidade das expectativas, somente uma pessoa considerou que não atendeu, justificando que poderia haver mais reuniões com conteúdo mais informativo, o que deverá ocorrer durante o trabalho em 2020. É possível afirmar que a maioria do público-alvo esperado compareceu e participou com avaliações positivas sobre a reunião proposta.
|