#

Você sabe quais são os princípios mínimos de atuação da Guarda Civil Municipal (GCM)?

17 de Agosto de 2022

A Guarda Civil Municipal (GCM) é um importante instrumento para a defesa do patrimônio e para a segurança pública do município. As atribuições da Guarda são guiadas pela Lei Federal 13.022/2014, que diz sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais. Os princípios mínimos de atuação dos profissionais são:

- Proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas;

- Preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas;

- Patrulhamento preventivo;

- Compromisso com a evolução social da comunidade; e

- Uso progressivo da força.

Precisa acionar a Guarda Civil Municipal? Basta discar 153 e falar com um agente da GCM.