#

Consórcio Consip vence licitação do programa Barbacena Inteligente

20 de Agosto de 2022

Foram abertos na manhã desta terça-feira (20/09) os envelopes do processo de licitação do programa Barbacena Inteligente.

A licitação foi feita na modalidade Concorrência Pública, com o critério de julgamento de menor valor da contraprestação mensal a ser paga pela Prefeitura à concessionária. O vencedor do processo foi o Consórcio Consip Barbacena, formado por grandes players do mercado de energia elétrica e iluminação pública no Brasil.

O programa substituirá 100% do parque de iluminação pública de Barbacena por luminárias em LED, mais eficientes e econômicas que as atuais em vapor de mercúrio e sódio. Além da iluminação pública, o Barbacena Inteligente prevê também a implantação de 75 pontos de videomonitoramento e 39 pontos de internet gratuita à população, internet dedicada em todos os prédios públicos da Prefeitura, que serão interligados através de uma infraestrutura de telecomunicações com 56 quilômetros de fibra ótica e, por fim, a implantação de uma usina fotovoltaica que atenderá a toda a demanda energética dos prédios públicos.

O programa é um marco histórico e coloca Barbacena na rota das smart cities (cidades inteligentes), no qual todo o sistema será interligado e monitorado através de uma central de controle operacional. Entre as melhorias possíveis está a detecção automática de uma lâmpada com mau funcionamento, o controle automático do fluxo luminoso, do consumo de energia elétrica, além do monitoramento das câmeras de vigilância pelas forças de segurança pública, o que aumentará a segurança e a prevenção de crimes.

Para implantação do projeto serão investidos pelo consórcio vencedor mais de R$45 milhões. Além disso, os investimentos contribuirão para a economia regional, a partir da geração de empregos diretos e indiretos, tanto na implementação quanto na operação das atividades.

#

#

#

#