#

Prefeitura abre cadastro para programa de microchipagem de cães domésticos

21 de Agosto de 2022

A Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB) realiza o cadastramento para realização gratuita de microchipagem de animais. A microchipagem ocorrerá no dia 08/10, na sede da Guarda Municipal de Barbacena.

Qualquer morador de Barbacena pode levar seus animais para a microchipagem, para isso é necessário realizar um cadastramento, que está sendo disponível através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf8LGrGn3lBaWc1Q-B_7Z3CqmEdlm7eS6dlQgu_FkmnBLgRbA/viewform?usp=sf_link

 O cadastro solicita dados de identificação do tutor e do animal e está disponível até o dia 03/10 às 16h. Inicialmente a microchipagem gratuita será realizada para cães, machos ou fêmeas, previamente castrados.

Serão disponibilizados 150 agendamentos para o período da manhã e outros 150 agendamentos para o período da tarde, sendo disponibilizados por ordem de cadastramento. As informações referentes a confirmação e horário serão encaminhadas no e-mail cadastrado até o dia 05/10.

Microchipagem

A identificação dos animais através da microchipagem, faz parte da Política Municipal de Defesa e Proteção dos Animais, disposta na Lei Municipal n° 5.124 de 16 de dezembro de 2021.

O Município foi cadastral no Edital SEMAD nº 03/2021, para participação do programa “Conheça seu amigo – identificação de cães e gatos domésticos do Estado de Minas Gerais”, tendo como objetivo a realização de ações de manejo ético populacional, promoção da saúde animal e educação humanitária, com foco na guarda responsável.

O intuito é reduzir a proliferação desordenada de cães e gatos e o abandono, garantindo o bem estar dos animais em âmbito estadual, onde o município de Barbacena foi contemplado com a doção, por parte do Estado, de mais de 3.000 microchips.