#

Procon de Barbacena da dicas de cuidados neste Black Friday

22 de Outubro de 2022

Na próxima sexta-feira (25/11) ocorre em todo o Brasil a Black Friday. A data é vista como uma oportunidade pelos consumidores de adquirirem produtos com bons descontos. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados, como mostra o Procon de Barbacena.

O órgão orienta que seja monitorado o preço do produto que pretende adquirir e anote os valores encontrados e as respectivas lojas.  É importante que o consumidor desconfie de preços muito abaixo da média de mercado, isso pode ser sinal de golpe ou de produtos de má qualidade.

O consumidor deve ficar atento para divergência de preço na hora da seleção do produto e durante o processo de pagamento, além de verificar se no preço total do produto tem de forma camuflada algum valor referente à garantia estendida. Isso é venda cassada e é proibido.

No caso de parcelamento, verifique se o valor é o mesmo da promoção anunciada. Às vezes a promoção realmente é boa se o pagamento for à vista.

Outras dicas importantes são:

- Busque informações sobre a reputação do fornecedor na internet em redes sociais com amigos e familiares.

- Entre no site da loja pelo endereço oficial e não por links que aparecem em redes sociais, aplicativos de mensagens, SMS, WhatsaApp, e-mail etc.

- Em compras online, caso não conheça bem a reputação do fornecedor, evite fazer depósitos direto em contas bancárias, transferências e PIX.

- Guarde todos os documentos referentes a sua compra

- O prazo para reclamar de vícios aparentes ou de fácil constatação é de 30 dias, para produtos não duráveis, ou 90 dias, para produtos duráveis. Por isso se comprou um produto que não será utilizada imediatamente, retire da embalagem e teste o seu funcionamento

- No caso de descumprimento da oferta, o consumidor pode optar por:

a) obter o serviço ou produto adquirido de acordo com o ofertado

b) a entrega de outro igual, com abatimentos ou acréscimos no preço

c) o cancelamento com a devolução do que já foi pego

Como reclamar

- Primeiro reclame com o fornecedor, por escrito, carta com AR, e-mail ou aplicativo de mensagem.

- Com a reclamação, encaminhe todos os documentos sobre o ocorrido.

- Guarde cópia de tudo.

- Caso a empresa não responda ou a resposta seja negativa, verifique se ela está cadastrada na plataforma www.consumidor.gov.br e registre sua reclamação.

- Se a empresa não estiver cadastrada no site acima ou se o problema não for resolvido na plataforma, formalize reclamação no Procon de Barbacena ou no Juizado Especial de sua comarca.

#

#

#