#

Você sabe como é definido o limite de velocidade das vias do município?

23 de Outubro de 2022

O limite de velocidade das ruas do município é definido de acordo com análises técnicas realizadas pela Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (SETRAM) e classificações estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


O Código de Trânsito Brasileiro divide as vias conforme a área, urbana ou rural. As vias rurais classificam-se como rodovias e estradas. Já as vias urbanas possuem quatro classificações: via de trânsito rápido, caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.


Via arterial - caracterizada por interseções em nível, geralmente controladas por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.


Via coletora - destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade. E via local - caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinadas apenas ao acesso local ou a áreas restritas.


Ainda de acordo com o CTB em seu art. 61, a velocidade máxima permitida nas vias urbanas será de:


a)        80 km/h, nas vias de trânsito rápido:

b)        60 km/h, nas vias arteriais;

c)         40 km/h, nas vias coletoras;

d)        30 km/h, nas vias locais.


É importante ressaltar que o órgão ou a entidade de trânsito ou rodoviário com circunscrição sobre a via poderá regulamentar, por meio de sinalização, velocidades superiores ou inferiores àquelas estabelecidas pelo CTB.