#

Prefeitura celebra convênio com o Ponto de Partida para atender a rede municipal de ensino de Barbacena

23 de Maio de 2023

A Prefeitura Municipal de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Governo, celebra convênio com a Associação Cultural Ponto de Partida, levando um trabalho artístico cultural a rede municipal de ensino.

Através do Programa de Apreciação Estética e Crítica pretende-se formar, sensibilizar e provocar reflexões a 1600 alunos com a faixa etária entre 10 a 14 anos e a 80 educadores da rede municipal de ensino.

O projeto prevê apresentação do espetáculo ?Os gnomos contam a história do Gato Malhado e a Andorinha Sinhá?, de Jorge Amado; visita guiada à Estação Ponto de Partida, proporcionando uma imersão cultural aos alunos e desenvolvimento de consciência ecológica e ambiental; além de um trabalho voltado às artes plásticas.

Todo esse trabalho visa enriquecer alunos e professores culturalmente, tornando-os mais reflexivos, sensíveis e críticos. A experiência com a arte é fundamental na formação de todo ser humano, pois, aumenta os estímulos, permite o desenvolvimento do raciocínio lógico, além de ser uma ferramenta para a inclusão social e de socialização.

Ao desenvolver o senso artístico uma pessoa passa a ter independência, definindo assim seus próprios referenciais ao observar o mundo. Desta maneira, a arte na formação da sociedade desenvolve cidadãos com uma capacidade maior para entender o sentido da vida, ao ler e interpretar textos, observar o ambiente, a natureza e nas pequenas coisas do dia a dia.

A previsão é que o projeto seja implantado nos próximos meses.

#